quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Existe Centro do Universo?

Não, eu não abandonei o blog, apenas o fim do ano ficou mais apertado do que poderia imaginar. Depois veio o natal, o reveillon.... Sabem como é?!

As aulas já estão recomeçando, então vamos iniciar este ano com um vídeo sobre o universo.

Observando os Sol, a Lua e as Estrelas, durante muito tempo, achou-se que a Terra era o centro do Universo. Nada de estranho nisso, pois as pessoas viam o Sol aparecer todos os dias, seguir uma trajetória no céu e se por algumas horas mais tarde. O mesmo acontece com a Lua.

Algum tempo depois, já na Idade Moderna, o monge Nicolau Copérnico realizou alguns estudos e ficou certo de que o Sol era o centro do Universo. Estava criado o Sistema Heliocêntrico que Galileu defendeu durante a Idade Média, causando-lhe diversos problemas com a Igreja Católica. Por causa disso, Galileu foi submetido à Inquisição e obrigado a negar suas ideias.

Hoje, sabe-se que o Universo é muito mais que o Sistema Solar e o Sol não é o seu centro. Sabe-se também que, desde o Big Bang, ele está em expansão. Teria esta expansão um centro? É exatamente isto que o astrônomo Varoujan Gorjian explica neste vídeo. Vale a pena conferir!


Retirado daqui

4 comentários:

Anônimo disse...

Brilhante explicação, ficou bem didática o ensino de Física.

Alberto disse...

Tudo gira, tudo se atrai, tudo se choca e tudo se funde. O universo se comporta assim. A fusão é a última etapa desta maratona. Veja uma demostração de todas as galáxias do universo. Veja também que nossa galáxia está localizada neste centro. Tudo no tem um centro. Vivemos num universo tridimensional (e não bidimensional). Está tudo errado em cosmologia, a começar pelo big bang. Seguindo este caminho tortuoso nos metemos cada vez mais em mistérios. Para ser mais sintético, sugiro ler o blog: "OLHANDO O UNIVERSO".

Célio Azevedo disse...

Olhando pelo ponto de vista do Diagrama de Hubble e o Universo em Expansão temos a impressão de que estamos no centro do universo, já que o mesmo se expande em todas as direções.

Anônimo disse...

Muito Obrigada! Me ajudou muito com a matéria de FILOSOFIA, que por um acaso está falando justamente da teoria de que somos o centro do Universo! Estou estudando também que Platão foi o primeiro a procurar resposta para a seguinte pergunta: O que é conhecimento? Ele identificou a crença, a verdade e a justificação como características do conhecimento. Platão, porém, reconheceu que essas características não eram suficientes para definir o conhecimento. Grata!