quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Pilhas e Baterias

As pilhas e as baterias estão em todos os lugares, computadores, celulares, mp3players e até carros. Elas nada mais são que um recipiente onde ocorrem reações químicas que produzem corrente elétrica. Todas as pilhas e baterias, inclusive as recarregáveis, um dia deixam de funcionar e precisam ser jogadas fora. É preciso muito cuidado na hora de se desfazer desses aparelhos.

Elas apresentam em sua composição metais considerados perigosos à saúde humana e ao meio ambiente como mercúrio, chumbo, cobre, zinco, cádmio, manganês, níquel e lítio. Dentre esses metais os que apresentam maior risco à saúde são o chumbo o mercúrio e o cádmio.

Em muitas embalagens encontra-se um símbolo como esse ao lado indicando que a pilha ou bateria não deve ser jogada no lixo comum mas encaminhada à reciclagem. Existem locais adequados para se jogar fora as pilhas e baterias. Informe-se na sua cidade quais são esses lugares e nunca jogue no lixo da sua casa ou na rua.

Outra forma de diminuir o risco ambiental é procurar utilizar sempre as pilhas e baterias de maior duração e com menor quantidade dessas substâncias.

 

Um comentário:

marciogomers disse...

ötimo texto. Claro, objetivo e de fácil acesso à população com um todo.