segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Encontrando vestígios de sangue - Luminol

Se você é um fã de séries policiais como CSI, Dexter ou outras que mostram o cotidiano de investigações criminais, certamente já viu algum dos personagens jogando uma certa substância em uma parede e depois, com um auxílio de uma lâmpada, observando pontos brilhantes e concluindo que ali havia respingos de sangue.

Essa substância jogada na parede, em roupas, objetos ou outros lugares é chamada luminol. Composto em pó feito de nitrogênio, hidrogênio, oxigênio e carbono. Os criminalistas misturam o pó de luminol com um líquido contendo água oxigenada (H2O2), um hidróxido (OH-) e outros produtos químicos e despejam o líquido em um borrifador. A  água oxigenada e o luminol são os principais agentes da reação química, mas para que produzam um brilho forte, precisam de um catalisador para acelerar o processo. 

A mistura detecta a presença desse catalisador, no caso o ferro presente no sangue. Para executar um teste com luminol, os criminalistas pulverizam a mistura em qualquer lugar onde possa haver sangue. Com o ferro acelerando o processo, a luz brilha o suficiente para ser vista em um ambiente escuro ou com o auxílio de um lâmpada de luz negra.

É praticamente impossível alguém limpar o sangue de uma forma que o Luminol não consiga identificá-lo. Por exemplo, em uma pia completamente branca que seja lavada várias vezes com fortes produtos de limpeza (água sanitária), mesmo assim a substância encontrará indícios quando tiver sangue. 

Diversos crimes já foram solucionados com a ajuda dessa substância, mas um caso bastante conhecido foi o assassinato na menina Isabella Nardoni. Sérgio Pohlmann, perito criminalístico especializado em química legal, conta como o luminol ajudou a solucionar este crime em uma coluna do Terra TV:

 "A sua utilização é muito importante porque auxilia o perito na hora de levantar todos os vestígios para solucionar um crime. A partir das manchas de sangue, pode-se sugerir uma dinâmica do que teria acontecido"

Veja a reportagem completa aqui

A fórmula química do luminol é esta representada abaixo:


Nenhum comentário: